Jogos Olímpicos – “O Ninho”

by

Beijing-birdsnest123

Para quem ainda não conhece, a foto acima é do Estádio Olímpico de Pequim, que estará concluído em maio e será a principal sede dos Jogos Olímpicos desse ano. Projetado pelo escritório suíço Herzog & de Meuron (dos arquitetos Jacques Herzog e Pierre de Meuron), o estádio (com capacidade para 91 mil espectadores) ficou conhecido como “Ninho de Pássaro” pela utilização da estrutura como um exoesqueleto não-reticular. Compondo um sistema totalmente coeso, as peças (pilares e vigas) inclinadas também são o suporte das escadarias e paredes, além da grande cobertura do estádio. Com a exposição da estrutura, utilitas e firmitas acabam por se fundir em venustas, conforme os próprios arquitetos suíços definem:

“O efeito espacial do estádio é novo e radical, porém simples. É de uma instantaneidade quase arcaica. A sua aparência é pura estrutura. Fachada e estrutura são idênticas.”
Beijing-birdsnestcu_work
A estrutura de aço que resulta deste exercício plástico-estrutural é de uma escala impressionante (ver imagem ao lado), e que inspira até o desenho das luminárias do seu entorno. A construção (que se iniciou em 2003), pode ser acompanhada passo a passo no site oficial do estádio.
O site (que possui várias informações sobre a obra) ainda traz uma loja que vende diversas quinquilharias, inclusive réplicas do “ninho” em forma de pingente. A identificação visual icônica (que a forte linguagem adotada transmite), reforça ainda mais a idéia dessa obra como símbolo do mais importante evento espotivo desse ano.
  • Mais fotos recentes do “Ninho de Pássaro” feito de aço e concreto aqui.
  • E ainda nessa semana aqui no blog “As bolhas”!
Anúncios

Tags: , , , ,

2 Respostas to “Jogos Olímpicos – “O Ninho””

  1. Jogos Olímpicos - “As bolhas” « Blog Arqfeevale Says:

    […] do escritório australiano PTW Architects com a consultoria do Arup. O pavilhão (adjacente ao Estádio Nacional), possui aproximadamente 2.200m2 e capacidade para 17 mil espectadores. Sua estrutura externa […]

  2. Jogos Olímpicos - “O Dragão” « Blog Arqfeevale Says:

    […] Outros posts sobre Pequim no Arqfeevale: aqui e aqui. […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: