“Ruínas de Savoye”

by

Villa Savoye pichada

Ícone dos Cinco Pontos para uma Nova Arquitetura, a Villa Savoye (1929) esteve por mais de 20 anos abandonada antes de ser recuperada pela Fundação Le Corbusier. Lembro do relato de Lucio Costa (que esteve por lá na época) em um texto publicado no livrão que, na oportunidade de sua visita, uma das obras mais famosas do movimento moderno estava cheia de saco de batatas (pois durante a II Guerra Mundial, a antiga residência foi utilizada pelas tropas alemãs como um celeiro)!

Na década de 90, ainda como estudante de arquitetura, me deparei com uma imagem da “ruína” com todos os vidros das janelas quebrados. Na época, não resisti e resolvi transformar o “vandalismo da guerra” em algo “mais evidente” (imagem acima).

  • A imagem original você pode ver aqui.
  • Mais fotos da Villa Savoye abandonada aqui e aqui.
  • Fotos da obra atualmente aqui [Flickr].
Anúncios

Tags: , , , , , , ,

2 Respostas to ““Ruínas de Savoye””

  1. Arq Deise Says:

    Adorei este site, ótimo conteudo! é preciso lembrar ao futuros arquitetos que podemos manter “vínculos academicos” mesmo apos formados. nao é pq saimos da faculdade que devemos esquecer e agora partir pra “realidade”. é preciso ler, ver, e aprender sempre. estar sempre atualizados nos grandes projetos e seguir com o q valorizamos na faculdade, eu sei é dificil….mas se nao tentarmos…
    Sobre a materia da savoye achei otima, pois estamos sempre vendo as mesmas fotos de muitos anos atras e nao nos deparamos que as obras tb sofrem !

  2. The Legibility of Destruction « this is a456 Says:

    […] The Legibility of Destruction In architecture on January 26, 2009 at 2:10 am Le Corbuiser, Villa Savoye before Restoration (Source) […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: