Sobre arquitetura e arquitetos

by

Reidy

Encontrei esse belo texto de Affonso Eduardo Reidy (1909–64), em discurso como paraninfo da turma de formandos de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo da Escola de Arquitetura de Minas Gerais no ano de 1952:

“Poucas profissões exercem igual fascínio. Poucas profissões oferecem tão largo campo ao trabalho da criação. [A arquitetura] Reúne em si duas atividades aparentemente antagônicas, mas que se completam: a poesia e a construção; a intenção plástica presidindo o trabalho de concepção. Imposta ao estudo do homem, do seu comportamento em sociedade, das suas necessidades e aspirações; no conhecimento das técnicas e dos meios de realização. A carreira é bela e sedutora. O ofício é nobre, mas o caminho a percorrer são virtudes necessárias para enfrentar as dificuldades que não hão de faltar na jornada de cada um. A verdadeira obra de arte, aquela que se afirma e permanece, desafiando o tempo, é sempre o produto de um trabalho sério, honesto e sincero, em que o artista se emprega a fundo, tudo dando de si, sem deixar seduzir pelo sucesso fácil e efêmero.

Quando ele fala de intenção plástica, faz citação direta a Lucio Costa (que cunhou o termo como sendo condição primordial de uma obra de arquitetura). Lucio é mestre de toda geração da qual Reidy fez parte e, a meu ver, é o mais importante arquiteto que passou por nossas terras até hoje (não só pela obra construída, mas, principalmente, pela obra escrita).

  • Na foto, Reidy durante a construção do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro na década de 50 do século passado.
Anúncios

Tags: , , , ,

2 Respostas to “Sobre arquitetura e arquitetos”

  1. Oswaldo Says:

    Caro Juliano,
    Gostaria de Saber onde localizou esse belo discurso do Reidy. Apesar dele estar datado de 53, a referência da turma onde foi paraninfo é de 52.
    Grato,
    Oswaldo Nazareth

  2. Prof. Arq. Juliano Vasconcellos Says:

    Se bem me lembro o texto foi retirado da tese de doutorado a Prof. Eline Caixeta, entitulada “Affonso Eduardo Reidy o poeta construtor”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: