Mais um prêmio para Zaha Hadid

by

AMM_3002_masterpersp

Ao que parece a arquiteta Zaha Hadid está se tornando especialista em vencer projetos de concurso para museus. Agora é a vez do Darat King Abdullah II Museum em Amã, na Jordânia.

Petra_TreasuryCom o terreno em posição privilegiada (no coração da capital da Jordânia), o complexo prevê espaços para diversos tipos de manifestações artísticas e espetáculos. Concebido como um lugar para ensaiar, discutir, ensinar, estudar e executar. O local tem o objetivo de se tornar o principal palco para teatro, música, dança e educação – elementos vitais da vida cultural de Amã e de todos da Jordânia.

Como sempre, não foram divulgados desenhos técnicos da proposta vencedora, mas fica evidente pela volumetria que o projeto apresenta uma “escavação” de um volume prismático totalmente regular. Por falar em escavação, vale lembrar que o enclave de Petra (imagem ao lado) está localizado no leste da Jordânia e que no ano passado foi eleito como uma das sete maravilhas do mundo. Citação ou não, Zaha levou mais um.

  • Vale a pena ver os outros premiados e concorrentes do concurso aqui.
Anúncios

Tags: , , , ,

4 Respostas to “Mais um prêmio para Zaha Hadid”

  1. Marcelo Becker Says:

    Zaha Hadid tem levado varios premios ultimamente. A principal caracteristica dos projetos é a viagem formal que esta mulher faz. Eu, a principio sou meio avesso a estas estravagancias formais… Mas acho que um edificio como o museu de uma cidade, que tem uma importancia e destaque frente ao restante comporta tal extravagancia. Num edificio destes, tem sentido a busca pela forma diferenciada, que crie surpresa, que seja diferente e “chame a atenção”, resta saber se quesitos basicos como a função e o conforto tambem foram contemplados.
    Como os jurados não devem ser malucos de julgar o projeto apenas pela casca, felizes dos Jordanianos por terem um exemplar de arquitetura bem bacaninha para adimirarem.

  2. ma Says:

    Zaha é demais mesmo. Depois da aula de ontem (Projeto 7 – CONCEITO) e de outros momentos no decorrer da faculdade, pensei, penso novamente, re penso e penso… e o conceito?
    Como chegar nessa forma? Será que ela pensa nessa “forma”, então parte para o organograma, a funcionalidade, a distribuição? Será que isso tudo anda junto? Como ela consegui chegar nisso? Por que? Zaha, zaha…Incrível a relação do museu com o entorno, com o urbano, com as vias, praças, tudo tem sentido…Sei lá, as vezes me confundo…mas é isso aí…Um dia chego lá!

    Só para babarmos um pouco mais, vale a pena conferir o site dela…

    http://www.zaha-hadid.com/

  3. Jorge Luís Stocker Jr. Says:

    Ao contrário do outro museu, achei o conceito deste surpreendente. Muito interessante mesmo!

  4. Prof. Arq. Rinaldo Barbosa Says:

    Mais uma vez a Zaha leva o prêmio! Ficamos com a imagem do projeto e as maquetes. Uma questão me vem a mente neste tipo de concurso, é quase reconhecível, atravé do aspecto figurativo da forma o trabalho de Zaha,..será que o julgamento de tal concurso é imparcial?
    Será possível abstrair da marca “Zaha”, ao premiar o projeto, e escolher alguém do “star sistem” arquitetônico da atualidade.
    De qualquer forma, entre os trabalhos mais recentes da arquiteta, este representa uma solução de maior qualidade aparente, pela questão urbana e do reconhecimento da forma escavada como citação de Petra.
    A todos, principlamente alunos de Projeto IV, recomendo um olhar atento, não à forma, mas a inserção urbana, principalmente do trabalho em segundo lugar, que traz as relações exterior/interior, edifício/cidade, aparentemente (já que só temos imagens) de uma maneira muito bem articulada através do uso das topografias operativas!!
    Não deixem de olhar …

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: