O novo símbolo da capital

by

Capa-vejaPorto Alegre já teve um “concurso” com eleição popular para a escolha do símbolo da cidade. Lembro que na época concorria a estátua do Laçador, o Monumento aos Açorianos e até o Pôr-do-Sol do Guaíba, entre outros. Se não me falha a memória, fora o Centro Administrativo e a Usina do Gasômetro, não havia nenhum outro objeto arquitetônico que pudesse representar Porto Alegre, como são os casos a Capela da Pampulha em Belo Horizonte, o Copan em São Paulo ou o Cristo Redentor no Rio de Janeiro (sim, considero a estátua oca uma obra de arquitetura, por incrível que pareça).

Há duas semanas chegou às bancas a revista Veja Porto Alegre, que indica os melhores lugares para se comer e beber na cidade. Nesta edição, ela estampa na capa (o padrão para todas as cidades nesse ano é uma “arte de Photoshop” dentro de um prato) o Museu Iberê Camargo, projeto de Álvaro Siza que está com inauguração marcada para o dia 30 de maio.

Mesmo que o museu não tenha caído no gosto de 100% dos moradores da capital, é inegável que sua forma e localização não deixam passar como um objeto qualquer. A quase inexistência de aberturas e o concreto branco da obra já renderam até o apelido de “bunker na beira do Guaíba”, e mesmo assim figura na capa da revista que representa o que tem de melhor na cidade (pelo menos em gastronomia e afins), como mais novo símbolo de Porto Alegre.

O gancho deste post é que o próximo Sabadarq na Estrada será em Porto Alegre, e terá o Museu Iberê Camargo como uma das obras visitadas (já está quase tudo certo). Nos próximos dias divulgaremos aqui no blog mais detalhes da viagem, inscrições e do roteiro de visitação.

  • Leia uma entrevista de Álvaro Siza sobre o projeto do museu aqui.
  • Visite o site da Fundação Iberê Camargo aqui.
  • Veja fotos da obra do Museu Iberê Camargo aqui (Flickr).
Anúncios

Tags: , , ,

2 Respostas to “O novo símbolo da capital”

  1. Sapox Says:

    Ótima idéia a do Sabadarq na estrada! Que vire rotina agora!

    [ainda aguardo o Sabadarq de triunfo que não saiu 😦 ]

  2. Barbara Brosch Says:

    Simplesmente lindo! Tri legal!!!

    É-se e faz-se, esta a definição do arquiteto, mas o acredito ser plenamente e por isso o arquiteto faz muito mais aos outros que a si mesmo.
    Eu sou paulista, mas fiquei orgulhosa da obra de Álvaro
    Siza, e se pudesse o convidaria para realizar algo
    bem bonito tb. em SP, quem sabe até minha nova casa.
    Logo q. aparecer uma oportunidade irei a POA p/ visitar o Museu Iberê Camargo , o povo porto-alegrense deve se sentir abraçado e homenageado por tão bela obra da arquitetura contemporânea.

    bjs.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: