Projeto em Cingapura de Foster + Partners

by

Via Inhabitat

Fostersingapore_5

A imagem acima mostra a foto-inserção do mais novo complexo projetado pelo escritório de Norman Foster em Cingapura. São 150 mil metros quadrados de uma construção multifuncional, com centro comercial e cívico, apartamentos, hotéis e um “link” verde para uma estação de MRT.

Fostersingapore_4

Vencedor de um concurso internacional, o projeto irá preencher um quarteirão inteiro da cidade. Todas as fachadas serão equipadas com células solares e, para auxiliar na captação de energia, a luz direta do sol será filtrada por uma superfície ondulada em forma de fita, que cobre a superfície oeste das torres e as atividades ao nível do solo (ver esquema completo de corte na imagem ao lado).

O projeto ainda contempla um sistema de arrefecimento através da captação dos ventos dominantes, grandes jardins e espaços verdes (que também são importantes componentes das torres). O complexo coloca em prática conceitos simples de arquitetura sustentável (como captação de energia solar passiva), mas também não deixa de lado a sua expressão arquitetônica, com planos sinuosos e superfícies complexas que compõem uma fusão entre o “design verde” e uma arquitetura de linguagem dinâmica, leve e absolutamente contemporânea.

Anúncios

3 Respostas to “Projeto em Cingapura de Foster + Partners”

  1. Ananda Says:

    Amo muuuito isso. Arquitetura sustentável é o que há. Que esta onda verde vire cada vez mais “moda” entre os BONS arquitetos, principalmente, para que tenhamos muitas construções como esta pelo mundo afora. Nada como viver em sintonia com o ambiente que habitamos sem deixar de lado o conforto e a bela arquitetura. Este é um exemplo de que é realmente possível aliar tudo isto em uma construção.

    (estou no primeiro semestre de Arquitetura na Feevale e já sou visitante assídua do blog. Muito bom, parabéns!)

    http://casatierra.blogdrive.com/

    (Curso cujo um dos temas será Arquitetura Bioclimática promovido pelo IMCA – Instituto Morro da Cutia de Agroecologia – de Montenegro. No link acima há um post com mais informações.)

    🙂

  2. Prof. Arq. Rinaldo Barbosa Says:

    Muito bom, ver o projeto pensado como um todo. Deixando de lado aspectos formais que até podem ser questionados, característicos da griffe Forster, é inegável a preocupação de tentar colocar em prática os conceitos de sustentabilidade aliados a preocupação maior de pensar ARQUItetonicaMENTE o assunto.
    É utilitas virando venustas,.. hehe.. ou seja, plagiando o Arq. Eduardo Souto de Moura, pensar um projeto ¨HOJE” sem pensar no planeta, ou na sua sustentabilidade, é o mesmo que pensar um projeto que tecnicamente não pára em pé. é um de requisitos da boa arquitetura e pronto, mas tem de ser arquitetura, e não simples construção!
    Não é porque uma construção utiliza os elementos de linguagem e característicos da arquitetura moderna e contemporânea, tal como o vidro, que ele não possa estar engajado na sustentabilidae do planeta.
    Claro que tem de se ter em conta sempre a sustentabilidade social, do custo de determinadas decisões, e quem está arcando com elas.
    Vale a pena ver os artigos sobre o projeto.

  3. Marina Says:

    Desde que foi lançado o projeto de Masdar pelo Foster (http://www.fosterandpartners.com/Projects/1515/Default.aspx) já vi alguns outros projetos de planejamento de cidades inteiras sustentáveis.
    Aqui tem um do Rem Koolhas http://www.inhabitat.com/2008/03/10/ras-al-khaimah%E2%80%99s-gateway-city-to-rival-masdar/ também nos Emirados Árabes.
    Este (http://www.rsh-p.com/render.aspx?siteID=1&navIDs=1,4,25,609,610) é um projeto de Richard Rogers para Xangai que traz alguns princípios de sustentabilidade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: