Missões

by

Como todos sabem, neste próximo dia 22 de maio, feriado de Corpus Christi, estaremos empreendendo nossa viagem de estudos às missões. É claro que a decisão de realizar a viagem em um feriado religioso se deu apenas por questões práticas, mas a coincidência me fez refletir, pois o que estaremos visitando são os remanescentes de uma experiência singular na nossa história, seja pelo caráter desbravador e demarcador de nosso território, seja pela crueldade dos atos cometidos, seja pela herança cultural que esta vivência forçada entre religiosos europeus e índios deixou para nós gaúchos.
Do ponto de vista arquitetônico e urbanístico, as ruínas impressionam pela riqueza do trabalho na pedra, que reflete a reinterpretação dos ideais europeus pelas mãos indígenas, e pelo regramento do traçado urbano, que em contraste com o entorno ainda rural e o isolamento, sobretudo no Paraguai, nos permite perceber a real magnitude destas obras.

Lembrete aos participantes: carteira de identidade em ordem e certificado internacional de vacinação contra febre amarela.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: