Jogos Olímpicos – “O Dragão”

by

Seguindo a série de posts sobre as obras realizadas na China para os Jogos Olímpicos, elaboro aqui uma “versão brasileira” de um post recente do melhor site sobre arquitetura no Chile, o Plataforma Arquitectura.

Foster and Partners - Beijing International Airport 7
Plano geral do Aeroporto de Pequim – Foster+Partners (clique para ampliar).

A poucos meses do início dos Jogos Olímpicos de Pequim, foi inaugurado o novo aeroporto da cidade, obra do escritório londrino Foster + Partners.

Beijing_airport-29

Este aeroporto, atualmente o maior do mundo, foi uma encomenda desafiadora para o escritório de Foster, tanto pelo prazo apertado de desenvolvimento do projeto, como pelos desafios que implica um terminal aéreo de 3,25km de comprimento: eficiência operacional, transporte interno, conforto dos passageiros, luz natural, eficiência energética e proteção sísmica. Como é usual neste tipo de demanda, Norman Foster respondeu à altura.

Foster and Partners - Beijing International Airport 4

Há também um aspecto deste projeto que chama a atenção (e que sempre era tema dos outros posts da “série”), como tudo que está sendo construído com os megaprojetos na China: a forma figurativa, neste caso de um dragão, como se pode ver no render acima. Este tema, muitas vezes desdenhado pelos arquitetos, neste projeto se torna algo importante frente a este cliente, já que é uma imagem absolutamente arraigada em sua tradição.

656408262_beijing_airport-10

Sobre a rapidez com que se teve que conceber o projeto, vale mencionar que após quatro meses de terem sido confirmados como vencedores do concurso, o escritório deslocou uma equipe até Pequim para concluir os mais de 2.500 desenhos. No canteiro de obras trabalharam 50 mil operários, que conseguiram tirar da prancheta 1,3 milhões de metros quadrados em apenas quatro anos.

Apesar de ser um projeto de grande escala com um programa complexo, ele foi resolvido através de uma espacialidade clara e aproveitando ao máximo o perímetro do edifício. O espaço interior se unifica graças às conexões visuais ao longo de todo o aeroporto entre o primeiro nível e o mezanino superior. Estes espaços são iluminados de maneira natural graças ao uso do vidro e dos zenitais triangulares.

Beijing_airport-7

A cobertura que unifica todo o aeroporto possui uma colunata que evoca os templos chineses, e como pode se ver nos cortes, é curvada para poder configurar um grande espaço no centro, e espaços mais controlados nas laterais.

Sobre o aspecto energético, o maior aeroporto do mundo incorpora diversos conceitos de controle passivo como os zenitais orientados ao sul-leste para ganhar calor durante a parte da manhã e um sistema de controle de energia para reduzir o gasto com iluminação artificial.

Aeroporto_spine_section

Para conhecer melhor o projeto, vale assistir ao documentário do Discovery Channel sobre o aeroporto que está no YouTube. Com depoimentos do próprio Foster (e imagens do gigantesco escritório às margens do Tamisa), pode-se entender como é o desafio de se conceber uma obra deste porte. A primeira parte do vídeo está abaixo:

  • Mais informações e imagens do projeto aqui e aqui.
  • Site oficial aqui.
  • Fotos no Flickr aqui.
  • Outros posts sobre Pequim no Arqfeevale: aqui e aqui.
Anúncios

Tags: , , , ,

Uma resposta to “Jogos Olímpicos – “O Dragão””

  1. Ana Schirmer Says:

    Projeto maravilhoso, resultados e eficiências explêndidas!
    Coisas do Foster.

    Mas pelo olhar da microbiologia das indústrias, obras como essa aí estão ajudando a aumentar a cotação do aço. Já aconteceram dois ou três aumentos só nesse semestre. 😦
    Pobre de nós pequenos e médios metalúrgicos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: